Coordenação

De acordo com a Resolução 02/2019 da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos, a coordenação do Laboratório funcionará no modelo de gestão compartilhada entre as 4 (quatro) professoras proponentes, a saber: Profª Drª Wilsa Maria Ramos, Profª Drª Maristela Rossato, Profª Drª Fabrícia Teixeira Borges, Profª Drª Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione.
Coordenadora
Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, pós-doutorado realizados no Programa de Mestrado e Doutorado Interuniversitário de Psicologia da Educação (MIPE/DIPE), do Departamento de Cognição, Desenvolvimento e Psicologia da Educação da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia (IP) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília (UnB). Vice Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado GEDESU, Desenvolvimento subjetivo em contextos educativos. Coordenadora do acordo de Cooperação Colégio Doutoral internacional de Tordesilhas entre o PGPDE e a Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Tem atuado, principalmente, sobre os seguintes temas: aprendizagem na cultura digital; dimensão subjetiva da aprendizagem; trajetórias pessoais de aprendizagem, ação docente em tempos de crise, a teoria da identidade de aprendiz (IdA), nos contextos da educação formal, informal e não formal. Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e Aprendizagem mediada por tecnologias, com ênfase nos seguintes temas: desenho de metodologias para a implementação de programas online, processos de desenvolvimento e aprendizagem mediados pelas TIC. É professora associada da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Membro do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar. Orientadora de Mestrado desde 2018.
Coordenadora
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Especialista em Deficiência Intelectual. Tem experiência em pesquisa e docência no ensino superior, ensino médio e fundamental. Atua nas áreas de Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento, envolvendo os seguintes temas: desenvolvimento subjetivo, aprendizagem e dificuldades de aprendizagem escolar e formação de professores. É líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento subjetivo em contexto de ensino e aprendizagem escolar" e vice-líder do grupo "Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano", pertencentes ao Diretório de Grupos da Plataforma Lattes. Foi coordenadora do GT-ANPEPP Subjetividade, Aprendizagem e Ensino. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Membro do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar. Orientadora de PIBIC, Mestrado e Doutorado.
Coordenadora

Professora da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia (IP), Vice-diretora do Instituto de Psicologia/UnB (2021-2024). Orienta mestrado e doutorado no Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE), antigo Processos do Desenvolvimento e Saúde.


Foi coordenadora de pós-graduação entre out/2016 e julho/2018; set/2019 e fev/2020. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1994), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006). Pós doutorado na Universidade Autônoma de Madrid (UAM) como bolsista Capes (2014). Já trabalhou na Universidade Tiradentes (Se), PUC-GO, Faculdades ALFA (GO) e Cambury (GO). Coordenou o curso de especialização "Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão EScolar (EAD-UNB) e "Docência e Tutoria à distância" (UNIT-EAD). Tem desenvolvido pesquisa no tema de Identidade docente como estética de si, financiada pelo Cnpq e Capes. O interesse principal é em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade de professores, experiência estética e arte, constituição de si a partir das diversidades sociais (gênero, ativismos feministas, questões raciais e religiosidades). Os estudos sobre cinema e desenvolvimento, EAD, mídias e cultura audiovisual tem sido também um tema de grande interesse. Lider do grupo de pesquisa Del`Artes e vice-coordenadora do GT da Anpepp Psicologia, Arte e Estética.

Coordenadora
Psicóloga, Neuropsicóloga e Docente. Possui graduação em Licenciatura Plena (2004) e Formação em Psicologia (2005) pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Neuropsicologia pelo IPAF (2007). Mestre em Cognição e Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília(2010). Doutora em Cognição e Neurociências do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília (2014). Realizou seu estágio sanduíche do doutorado no "Centre de Recherche D´Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal" na Université de Montréal, CANADÁ. Especialista em Gerontologia (2021) pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atualmente é Professora no Instituto de Psicologia, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (PGPDE) pela Universidade de Brasília. Líder do grupo Neurociências e Cognição em idosos - NeuroCog-Idoso pelo CNPq, e participante do grupo de Pesquisa Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida - EQUAVI pela UCB, do GT 'Psicologia cognitiva básica e aplicada: intersecções e implicações' da ANPEPP, e do Grupo de Pesquisa Envelhecimento 2.0 (Brasil). Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG. Embaixadora do Aging 2.0,CHAPTER Brasília, Brasil.

Laboratório de Novas Epistemologias e Desenvolvimento Humano - Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.